
Ensino Médio
Os objetivos do Ensino Médio
-
Propiciar a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos na finalização da Educação Básica e no Ensino Superior;
-
Proporcionar Atendimento Educacional Especializado aos alunos que dele necessitarem;
-
Consolidar no aluno as noções sobre trabalho e cidadania, de modo a ser capaz de, com flexibilidade, operar com as novas condições de existência geradas pela sociedade;
-
Possibilitar formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e o pensamento crítico do aluno;
-
Compreender os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria e prática, parte e totalidade e o princípio da atualidade na produção do conhecimento e dos saberes.
Perfil do Aluno
O aluno concluinte do Ensino Médio deve apresentar o seguinte perfil:
-
Ter conhecimentos mínimos e fundamentais nas diferentes áreas, privilegiando o trabalho em equipe;
-
Saber se comunicar, interagir de forma responsável e crítica, ter opinião própria, iniciativa, criatividade, saber escrever e interpretar com competência, ser pesquisador e um permanente estudioso;
-
Desenvolver habilidades e competências, com vista à preparação básica para o trabalho e para a cidadania, apropriando-se dos saberes necessários, de modo a ser capaz de adaptar-se com flexibilidade às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
-
Compreender a dinamicidade das questões sociais e ambientais, sabendo fazer escolhas conscientes e comprometidas, no atendimento às demandas da sociedade.
-
Capaz de integrar os conhecimentos gerais com os técnico-profissionais, aceitando a diversidade das formas de produção, atuando com ética e compromisso, com vistas à construção de uma sociedade justa e igualitária.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A Avaliação Emancipatória é um processo contínuo, participativo, diagnóstico e investigativo, intimamente ligado à concepção de conhecimento e currículo, sempre provisório, histórico, singular na medida em que propicia o tempo adequado de aprendizagem para cada um e para o coletivo.
A avaliação neste sentido tem as funções:
-Diagnóstica: favorecendo o planejamento, organiza o trabalho do professor, oportunizando novas estratégias e alternativas, assim como possibilita ao aluno verificar seu nível de desenvolvimento;
-Formativa: destinando-se a informar a situação em que se encontra o educando, no que se refere ao desenvolvimento de suas aprendizagens. Contempla a autoavaliação do aluno, do grupo, da turma e dos educadores;
-Contínua e cumulativa: considerando a construção do conhecimento do aluno, como um todo, coerente e significativo. Deve apresentar situações de construção do conhecimento de forma crescente em complexidade, tendo como parâmetro as construções do próprio aluno.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação da aprendizagem do aluno é feita através da observação e análise qualitativa e quantitativa, tendo como critérios:
a) O acompanhamento do desempenho do aluno conforme conceitos/conhecimentos básicos do Componente Curricular. O professor utiliza vários instrumentos para avaliar a aprendizagem do aluno, tais como: produções textuais, gráficas, estudos de caso, portfólios, questões dissertativas, produção de jogos lógicos, registro de experimentação científica, elaboração e aplicação de roteiros de entrevistas, produção de mapas, elaboração de diários de campo, construção de diários virtuais, produções orais e escritas, pesquisas, expressão através de diversas linguagens, leituras e interpretações, debates, testes, provas orais e escritas.
b) A participação e realização das atividades propostas – presença atuante em sala de aula, pesquisas, temas de casa, leituras, coerência e aprofundamento do conteúdo, apresentação oral, trabalho de equipe, freqüência, assiduidade, pontualidade na entrega das tarefas, originalidade e criatividade nos trabalhos, preservação e organização com o material, a sala de aula e em todo o ambiente escolar.
c) A autoavaliação do aluno.
d) O Conselho de Classe Participativo, que se constitui no momento de reflexão de todas as áreas sobre o processo de aprendizagem da turma e do aluno, e sobre a expressão da construção da aprendizagem, com a respectiva avaliação e ação propositiva para redefinição do trabalho docente.
O Conselho de Classe ocorre ao final de cada trimestre. É constituído pelo(a) Diretor(a) da Escola ou seu representante, Coordenador(a) Pedagógico(a), Orientador(a) Educacional, todos os professores da turma e alunos.
EXPRESSÃO DOS RESULTADOS NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO
No Ensino Médio, a expressão dos resultados da avaliação é trimestral, por pontos, obtidos nos Componentes Curriculares, obedecendo à escala anual de 0 a 100 pontos. No primeiro e no segundo trimestres, são atribuídos pontos, numa escala de 0 a 30 pontos e no terceiro trimestre, são atribuídos pontos, numa escala de 0 a 40 pontos.
No final do Ano Letivo, considera-se Aprovado o aluno que obtém o aproveitamento igual ou superior a sessenta (60) pontos, resultante da soma da pontuação obtida nos trimestres.
A avaliação dos alunos com Plano de Estudos Especial é expressa através de Parecer Descritivo, com periodicidade trimestral. O parâmetro para aprovação está descrito nos eixos do Plano de Estudos Especial.
Ao final de cada trimestre letivo, os resultados da avaliação do aluno são comunicados aos pais ou responsáveis e alunos, através de instrumento adequado.


