
Ensino Fundamental




O Ensino Fundamental esta sub-dividido em Séries Iniciais (1° ao 5° ano) e em Séries Finais (6° ao 9° ano).
O Ensino Fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
-
A valorização de espaços de convivência lúdica, não como ato facilitador, mas como elo entre a criança e a construção dos diversos tipos de conhecimento;
-
O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
-
A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade para que o aluno possa inserir-se de forma participativa na comunidade em que vive;
-
O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem do aluno, possibilitando a livre expressão, clareza de pensamento, aquisição de conhecimento e habilidades e a formação de atitudes e valores;
-
O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
-
A possibilidade de inclusão a alunos com necessidades especiais na área de deficiência mental, através de oferta de sala de recursos
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A avaliação é um processo global, cumulativo, participativo, contínuo, sistemático, progressivo e transparente. O ato educativo é percebido como um todo, no qual ensino e aprendizagem ocorrem simultaneamente, onde avaliação e recuperação fazem parte desse processo, acontecendo, permanentemente, num mesmo tempo pedagógico, uma vez que são partes indissociáveis do processo, cujo compromisso maior é aprendizagem.
A avaliação manifesta-se como um ato dinâmico que qualifica e subsidia o reencaminhamento da ação, no sentido da construção dos resultados desejados, com a preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
A avaliação entendida como processo tem função diagnóstica, emancipatória, mediadora e dialógica, permitindo redimensionar o processo educativo.
O ato de avaliar constitui-se num momento privilegiado de aprendizagem, usando-se os mais diversos instrumentos, tais como: sala de aula dialógica, observações, registros permanentes, pesquisas bibliográficas e de campo, monitoria, testes, relatórios, verificações orais e escritas, o que visa conhecer o nível de progresso do aluno e o levantamento de dificuldades, visando a sua recuperação.
EXPRESSÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO
No 1º e no 2º ano do Ensino Fundamental os resultados da avaliação são expressos através de Parecer Descritivo, entregue aos pais trimestralmente. Não há retenção do aluno nestas séries. Para o 3º ano do Ensino Fundamental, os resultados da avaliação também são expressos através de Parecer Descritivo e o parâmetro para aprovação está previsto nos eixos do Plano de Estudos.
No 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, a expressão dos resultados da avaliação é trimestral, por pontos, obedecendo à escala anual de 0 a 100 pontos. No primeiro e no segundo trimestres, são atribuídos pontos, numa escala de 0 a 30 pontos e no terceiro trimestre, são atribuídos pontos, numa escala de 0 a 40 pontos, no Currículo por Atividades.
No final do Ano Letivo, considera-se Aprovado o aluno que obtém o aproveitamento igual ou superior a sessenta (60) pontos, resultante da soma da pontuação obtida nos trimestres.
Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, a expressão dos resultados da avaliação é trimestral, por pontos, obtidos nos Componentes Curriculares, obedecendo à escala anual de 0 a 100 pontos. No primeiro e no segundo trimestres, são atribuídos pontos, numa escala de 0 a 30 pontos e no terceiro trimestre, são atribuídos pontos, numa escala de 0 a 40 pontos.
No final do Ano Letivo, considera-se Aprovado o aluno que obtém o aproveitamento igual ou superior a sessenta (60) pontos, resultante da soma da pontuação obtida nos trimestres.